segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

e a avalanche continua...

        As semanas de moda estão ai e fiz o "resumão" para organizar as idéias. Texto também publicado no caderno AZ do Jornal Folha do Estado


SPFW - Lino Villaventura/Inverno 2011 - Foto: Julia Rodrigues

       O ano mal se inicia e já é dada a largada das principais semanas de moda no mundo e principalmente do Brasil. As principais semanas de moda brasileiras, Fashion Rio e São Paulo Fashion Week (que acontecem no Rio de Janeiro e São Paulo, respectivamente) já anunciaram a line-up de 2012 e darão inicio nesse mês de janeiro a apresentação de suas coleções para o inverno.





       O Fashion Rio que vai de 10 a 14 de janeiro no Píer Mauá, terá como foco a criatividade, o universo das criações e suas influências, com o tema “Sou Rio, essa bossa é nossa”. A semana traz em sua line-up novidades, como a estréia da estilista Bianca Marques, mas também anuncia que grandes nomes como British Colony, Têca e Totem deixam de apresentar suas coleções nessa temporada.
      A estilista estreante Bianca Marques, também ex-dançarina, apresentará uma coleção inspirada no universo da dança que promete surpreender e emocionar. Já a British Colony, que tem a frente o estilista Maxime Perelmuter, aproveitará o momento de ausência no Fashion Rio para tomar fôlego e avaliar os trabalhos da marca. Quanto à divulgação da coleção 2012, Maxime diz em entrevista ao portal FFW:  “Existem diversas ferramentas para informar e criar desejo, das mais clássicas às mais novas mídias… cada uma com suas características e retorno”.


Daisy Lowe
       Como toda semana de moda, marcas convidam celebridades para atrair um foco a mais de atenção e a marca Aüslander que encerrará o Fashion Rio, traz à passarela, a “provocante” modelo britânica Daisy Lowe, a fim de trazer uma repercussão não só da mídia especializada. Paralelo ao Fashion Rio, também acontece no mesmo local, a 15º edição do Rio Moda Hype (10 e 11/01), um concurso criado para estimular através da premiação, a ascensão de novos talentos da moda, inserindo-os no mercado.
     O São Paulo Fashion Week (SPFW) está em sua 32º edição, acontece de 19 a 24 de janeiro na Fundação Bienal. Assim como o Fashion Rio, o foco do SPFW também é a “criatividade” e trará a exposição “Universo Criativo – Projeto Brasil 2” a fim de promover uma reflexão acerca da riqueza do processo criativo que  envolve o universo da moda e como esse universo amplia e valoriza o nosso imaginário.


Backstage - SPFW
     Dentre as novidades, o SPFW também vem com “chegadas e partidas” em sua line-up, como a estréia da marca R.Rosner, de Rodrigo Rosner que agora deixa as passarelas da Casa de Criadores (outro evento de revelação de novos talentos da moda), a volta da marca Uma, agora com a assinatura “Uma/Raquel Davidowicz” e a notícia de que Ronaldo Fraga não desfilaria sua coleção nesta temporada.  A marca Colcci continua com sua estratégia de trazer celebridades nessa temporada e terá a modelo Alessandra Ambrósio nas passarelas e o ator Ashton Kutcher na primeira fila. Já a Reserva, deve mudar a maneira de apresentar sua coleção nesse SPFW, trocando o desfile por uma “instalação”.



        As novidades são muitas, mas a que com certeza abalou mais a imprensa e o público da moda, foi a “saída” do estilista Ronaldo Fraga dessa temporada do SPFW, já que ele apresenta um dos desfiles mais aguardados pela mídia e público. Ronaldo Fraga conquistou a todos não só por suas criações e coleções de encher os olhos, mas também por suas idéias e autenticidade, por uma moda que tenha identidade própria, com mais “brasilidade”. Depois de 17 anos nas passarelas do SPFW, o estilista agora se concentra no lançamento de seu livro “Caderno de roupas, memórias e croquis”.
     


Fonte: FFW

3 comentários:

Nathan Martins disse...

Impressionante! Você é uma excelente Jornalista de Moda. Estou acompanhando há alguns dias o blog e já o pus como referência-se não diária, ao menos semanal-em minhas leituras.
Parabéns e sucesso em 2012!!!

Abs,

Jonathan Yuri

Nathan Martins disse...

Acredito que esteja seguindo o caminho certo (parece-me que estuda Comunicação Social com o André Lisboa), então, após a graduação poderia creditar numa pós em Jornalismo da Moda, cogite sobre isso!

Abs,

Jonathan Yuri

Nathan Martins disse...

O importante é não perder o foco, ter sempre objetivos claros e prazos determinados. E fundamentalmente, fazer aquilo que lhe dê gosto, prazer!!! É provável que, daqui 4 ou 5 anos escute e leia nas vias interativas da moda seu nome (Bianca Poppi), tenho expectativas disso.

Te cuida!

Jhonny