segunda-feira, 18 de maio de 2009

Moda e história

Rainha Vitória - Pelerine e Visita
Lendo a Vogue hoje, uma matéria me chamou a atenção: a qual fala sobre as peças de roupas das mulheres da corte da rainha Vitória em comum com as "peças-sensação" dessa temporada. Dai eu me lembrei do trabalho de História da Arte e da Moda, que apresentei semana passada, onde no final mostrava releituras/influências da moda da época (no meu caso, Moda Rococó) na moda atual.
Nessa matéria, fala-se sobre as visites coats ou visitas, pelerines e capas, ambas muito usadas pela rainha Vitória, no século 19 (que também era uma espécie de ícone fashion dessa época).
As visites coats eram capas usadas para fazer visitas de condolências à rainha Vitória no século 19. Eram levadas tão a sério que as pessoas tinham estoques de capas em casa para emprestar a visitantes que não estivessem vestidos adequadamente.
E as pelerines são minicasacos na alturas dos ombros e do colo. Pelerine vem do francês pélerine (peregrina) e foi assim batizado em homenagem às peregrinas que a vestiam para percorrer o caminho de Santiago de Compostela.
As imagens ai de baixo são de peças releituras, influenciadas por aquelas usadas no século 19, que apareceram nas passarelas recentemente e que prometem ser sensação no inverno.


Visita - Glória Coelho no inverno 2009

Visita - D&G no inverno 2010


Pelerine - Reinaldo Lourenço inverno 2009
Bom, é isso ai!
Bisous. ;)


2 comentários:

Hortência disse...

acho legal história,principalmente antigas são bem interessante,as roupas,por ai..
hehheh

Damaris Costa disse...

Genteee... :O

Como é bonito mesmo!
essas releituras são encantadoras. E até que as pelerines do Reinaldo Lourenço sairam "legaizinhas"

beiços bibi
;8'sss